Em qualquer atividade, conhecer os rudimentos é o ponto de partida para atingir a excelência!
Minha mãe, era uma cozinheira de um talento admirável. Tinha uma capacidade que beirava o absurdo de, simplesmente ao ler uma receita, saber o resultado final e se deveria acrescentar, diminuir ou alterar algum ingrediente. Essa capacidade quase mágica se dava pelo seu conhecimento profundo de cada ingrediente e como este atuava em conjunto com outras especiarias, bem como como o tempo, o calor e a umidade afetavam cada alimento, ou seja: ela conhecia os rudimentos da culinária.
No desenvolvimento web este princípio funciona exatamente da mesma forma. Conhecer a lógica por trás de cada linguagem, o funcionamento das tecnologias da informação, o comportamento de um algoritmo são detalhes que irão diferenciar um trabalho bem executado de um serviço amador. Infelizmente esta parte do aprendizado é, inúmeras vezes, relegada a um segundo plano e até ignorada, tanto por alunos quanto por instrutores que estão mais interessados em dar um resultado imediato e pegar seu dinheiro do que formar pessoas capacitadas.
Eu entendo, que quando se aprende algo novo, existe uma tendência natural de querer partir imediatamente para a parte prática, ou seja, colocar a mão na massa. Mas é preciso vencer este impulso e dedicar um pouco de tempo e atenção para as questões mais teóricas.
Acredito que um primeiro passo é procurar entender o que é e para que serve a Lógica de Programação e os Algoritmos. Para isso, a leitura de alguns livros é sempre uma prática importante no nosso desenvolvimento. Pois além da informação, propriamente dita, o ato de ler aumenta e melhora o vocabulário, cria o hábito de ler e mantém o cérebro em atividade. Pensando nisso resolvi indicar o livro ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO, como ponto de partida na sua jornada em direção e excelência. Boa Leitura!
Imagem da postagem de Thanasis Papazacharias por Pixabay
Comentários
Postar um comentário