NÃO TROQUE DE ÁREA POR DINHEIRO

Se você está pensando em mudar de área por conta de salário, sinto dizer que pode estar tomando uma decisão equivocada.
Imagem de Nattanan Kanchanaprat por Pixabay

Vez por outra eu me deparo co pessoas que já estão bem estabelecidas e com rendimentos razoáveis, em suas profissões, pensando em mudar para o mercado de TI ou de programação na esperança de faturar mais. Mas será que a realidade do mercado permite fazer este tipo de aposta com segurança? É o que veremos nas próximas linhas, baseado na observação do mercado ao meu redor.

Em meus muitos anos trabalhando com tecnologia, tenho observado alguns padrões no segmento. É algo parecido com música e futebol onde; embora existam os grandes astros, iluminados pelos holofotes do mainstream, ganhando salários invejáveis, a realidade, para a grande maioria, é bem diferente. Não foram poucos profissionais, com formação superior, que eu encontrei nos CPDs da vida, ganhando entre um e três salários mínimos, algo entre U$ 200.00 e U$ 700.00 ao mês.

Não há dúvida que se compararmos a carga de conhecimento de um bom profissional de TI ou um bom programador, estes valores são desanimadores. Neste caso, se você está pensando em mudar de área para se tornar um nerd de Silicon Valley trabalhando em uma Startup Unicórnio, você pode ficar bem frustrado com os resultados.

Isto significa que você deve desistir? É obvio que não! Quando você opta por trilhar uma caminho, consciente das dificuldades que encontrará e que a realidade não é uma série de TV, a probabilidade de você atingir seus objetivos aumenta consideravelmente, pois você está predisposto a enfrentar qualquer obstáculo, com resiliência e inteligência, para chegar ao topo.

Uma pessoa focada e ciente dos percalços do caminho ira estudar e se dedicar mais para atingir um nível de excelência. Este empenho extra fará com que você se destaque dos demais e comece a ser notado e requisitado para as tarefas mais difíceis, com retornos profissionais e financeiros cada vez maiores e melhores.

É claro que os invejosos sempre estarão ali, mas se no início eles incomodam um pouco logo entendem que é melhor estar ao seu lado do que lutarem contra você. Neste quesito, contar com o apoio dos familiares também ajuda muito. Então, se você já tem compromissos familiares é bom conversar sobre o assunto com aqueles que serão afetados diretamente, para que estejam cientes e te deem o suporte psicológico para os momentos difíceis que virão.

Então! Você se encaixa neste grupo dos que estão dispostos  a atravessar o deserto por que sabem que a terra prometida está do outro lado? Tudo que eu tenho pra te dizer é: Boa sorte!

Dica de Leitura

Este livro não vai te deixar rico: Descubra a verdade sobre empreendedorismo, startups e arte de ganhar dinheiro

Música indicada para esta leitura: Foreplay / Long Time - Boston

Comentários