Neste artigo vamos entender a importância da linguagem HTML no mundo do desenvolvimento web
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay |
O que é HTML?
HTML é o acrônimo para Hyper Text Markup Language que, em bom português significa: Linguagem de Marcação de Hiper Texto. É uma linguagem de marcação, ou seja, sua função, diferente das linguagens de programação, é marcar as partes do conteúdo, informando ao browser, o que é cada parte da página.
De uma visão bem simplista é como se colássemos etiquetas indicativas nas diversas partes de um documento, indicando: Isto é um cabeçalho, aquilo é uma imagem, etc.
Para que serve o HTML?
A linguagem foi criada por Tim Berners-Lee, nos anos noventa para compartilhar artigos técnicos de uma forma mais organizada e apresentável. Imediatamente a comunidade percebeu o potencial da tecnologia e o resultado é a internet que temos atualmente.
Sites, aplicações web, aplicações mobile, etc. Praticamente, tudo que você acessa na internet usa o HTML para montar a estrutura principal. Este conteúdo que você está lendo é estruturado em HTML.
Como se utiliza o HTML?
A codificação HTML é escrita a partir de um editor de texto não formatado. Um bom exemplo disso é o Bloco de Notas do Windows, o Xed do Linux ou o Text Editor do Mac, mas é evidente que estes editores são limitados. Neste caso o mais indicados são os editores profissionais como o VS Code, Sublime Text e o Brackets. Eu utilizo e recomendo o VS Code. Tanto o VS Code como os demais tem versões para Linux, Windows e Mac.
Sintaxe da Linguagem HTML
A sintaxe do HTML é bastante simples. Ela é toda baseada em Tags (Etiquetas). Estas tags são formadas por parenteses angulares (também conhecidos como sinal de menor < e sinal de maior >), que envolvem o nome do elemento. A maioria dos elementos possuem uma tag de abertura e outra de fechamento, que se caracteriza por uma barra antes do nome do elemento. Veja o exemplo a seguir:
Exemplo de comando HTML |
Os arquivos HTML
Toda a codificação do HTML é escrita em arquivos de texto simples e sem formatação que devem ser salvos com a extensão html conforme a figura a seguir.
Exemplo de arquivo HTML |
Nomes dos arquivos
- Não use acentos e caracteres especiais.
- Não use espaços.
- Use sempre letras minúsculas, embora não seja obrigatório é uma boa pratica.
- Não comece com números. Também faz parte das boas práticas.
- Separe as palavras com hifens. Facilita a leitura visual e dos mecanismos de busca.
- Use nomes compreensíveis, que remetam ao conteúdo do arquivo.
- Evite nomes muito extensos.
- Mantenha um padrão no seu projeto. Ex.: Se você separa os nomes com underline no lugar de hífen mantenha o padrão em todo o projeto. Da mesma forma, seu não misture idiomas nos nomes dos arquivos.
Nomeando arquivos corretamente. |
Onde salvar seus arquivos
É bastante comum o uso de sub-pastas, dentro da raiz para abrigar diferentes tipos de arquivos. Observe o exemplo na figura abaixo:
Organização de arquivos e pastas |
Comentários
Postar um comentário